Talvez hoje não seja muito lembrada. Não é tão iconica quanto Rita Hayworth ou Ava Gardner. Porém, Veronica Lake, uma das femme fatais por excelência do cinema, foi, no seu auge, tão ou mais famosa quanto as outras divas.
A sua carreira não é muito longa e os seus talentos de atriz são "ok". Porém, a sua imagem é muito singular e glamorosa. Quem lançou a ideia sensual do olho tapado foi esta estrela. Sem grande qualidade dramática, sem nenhuma beleza estonteante, mas com uma imagem de marca fascinante.
Veronica Lake foi, ao pé de Alan Ladd, a grande diva do noir e constitui com o ator a maior dupla deste género (até chegar Bogart com Bacall, dupla que se tornou o paradigma do noir). Não é que eu goste muito de nenhum dos noirs de Veronica e Allan em especial. Porém isso não retira qualidade aos seus trabalhos. O primeiro foi This Gun for Hire (1942), um noir poderoso e de qualidade apreciável. Suspense, crime, negritude, pessimismo. Está lá tudo. O filme é bastante lembrado, mas não se pode dizer que seja iconico. A química entre Allan e Veronica cria faísca e a tensão erótica entre os dois é misturada por uma doçura inocente que tornam a dupla tão singular. Os dois casam muito bem: são loiros e baixinhos. Ele sabe representar. Ela é glamorosa. Há um equilibrio apreciável.
Veronica Lake e Alan Ladd

Veronica fez mais dois noirs com Alan: The Glass Key, de 1942, (confuso mas apreciável) e o já referido The Blue Dalia (leve, não fascinante mas agradável). É importante dizer que este último já foi realizado numa altura em que a carreira de Veronica não estava na melhor fase e nunca mais voltaria a ser a mesma. O seu age foi a primeira metade dos anos 40, onde entrou em maravilhosas películas. Na segunda metade da década, a loira só faria de jeito The Blue Dalia, onde, ainda por cima, já não apresenta o mesmo magnetismo. Isto porque a sua bela franja já não esconde o seu olho.
Imagem (publicitária?) de The Glass Key
Imagem (publicitária?) de The Blue Dalia

I married a Witch (1942) é uma franjinha comédia, mas agradável de assistir e demonstrando uma maravilhosa Veronica (para mim, ela tem aqui o seu melhor desempenho).
Poster de Sullivan's Travels
Uma das cenas mais famosas do mesmo filme
A bela Veronica
Ela aparece a maior do tempo de mendiga, o que é uma pena, visto estar tão glamorosa nas restantes cenas

Cena de I married a witch
Ora, de forma a resolver-se o problema, decidiu-se que Veronica deveria pentear o seu cabelo de outro modo. A Rita Hayworth quase assassinou a sua imagem de estrela quando viu o seu cabelo cortado em The Lady from Shanghai. É certo que voltou a deixá-lo crescer. Porém, a imagem que teve em Gilda nunca mais se repetiu.
Com Veronica foi pior. Além de alterar (julgo que tambó´rm cortou) a sua imagem de marca, a mulher viu-se com um novo e terrível penteado. Nada a seu favor.
Com Veronica foi pior. Além de alterar (julgo que tambó´rm cortou) a sua imagem de marca, a mulher viu-se com um novo e terrível penteado. Nada a seu favor.
O cabelo bonito e o olhinho tapado
Beldade
Veronica Lake muito Lake
Imponente
Misteriosa
A sua essência no cabelo
Não! Porquê?
Este corte já não é aquele que foi revelado com sendo o novo penteado de Veronica (foto acima). Sempre é melhor
Aqui está o vídeo que revela o acontecimento do corte de cabelo
Veronica não era tão bonita quanto Rita e, tendo um penteado nada harmonioso (ainda que estivesse na moda), perdeu a sua essência. Felizmente, podemos acreditar que a sua mudança de visual permitiu que os acidentes nas fábricas terminassem.
Veronica e Rita com os penteados modificados
Nos anos 50, Veronica já pouco dizia em Hollywood.
Por volta dos anos 60, penso eu, foi encontrada a trabalhar como empregada de um Hotel. Problemas alcoólicos e financeiros tornaram a sua vida bastante amarga.
Uma já não estrela Veronica Lake junto ao estúdio que a converteu num ídolo de Hollywood

Veronica não era convencida e sabia que a sua carreira não era brilhante. Isso revela que a mulher, embora difícil, não era uma megéra. Algumas das suas citações mostram um lado humano deveras agradável:
I wasn't a sex symbol, I was a sex zombie.
Hollywood gives a young girl the aura of one giant, self-contained orgy farm, its inhabitants dedicated to crawling into every pair of pants they can find.
[on Alan Ladd] Alan Ladd was a marvelous person in his simplicity. In so many ways we were kindred spirits. We both were professionally conceived through Hollywood's search for box office and the types to insure the box office. And we were both little people. Alan wasn't as short as most people believe. It was true that in certain films Alan would climb a small platform or the girl worked in a slit trench. We had no such problems together.
[on Marlon Brando] Our romance was short but sweet. He was on the dawn of a brilliant film career, and I was in the twilight of one. Of course, my career could never compare with his.
I think I've developed into an actress because I've worked darn hard at it and I've learned a great deal from a lot of gifted people. And if I have nothing else to show for my life, apart from a scrapbook full of cuttings, I have the knowledge that my early days in Hollywood weren't in vain.
Uma carreira com poucos títulos, mas pautada pela qualidade e pela fascinante presença de uma mulher magra e baixinho que deambulava com o seu cabelo caído como um fantasma. O corte deste abalou o resto da sua vida. O que eu não entendo é por que razão não lhe fizeram um penteado mais bonito ou semelhante ao que tinha. Ou então cortavam só a franja. Desse modo, ficava tudo na mesma, ou quase. Poderia ter ficado com o penteado como Rita. Acredito que assim a sua essência não desapareceria.
Veronica Lake vai ser sempre conhecida por esse cabelo maravilhoso que cobria o seu olho, mesmo que o tenha visto destruido em plena carreira de sucesso. E mesmo que esse sedoso cabelo loiro tenha sido vandalizado, a personagem da Jessica Rabbit só prova a influência que a imagem de marca de Veronica conheceu e conhece ainda hoje.
Veronica Lake vai ser sempre conhecida por esse cabelo maravilhoso que cobria o seu olho, mesmo que o tenha visto destruido em plena carreira de sucesso. E mesmo que esse sedoso cabelo loiro tenha sido vandalizado, a personagem da Jessica Rabbit só prova a influência que a imagem de marca de Veronica conheceu e conhece ainda hoje.
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